Formação Socioambiental dos Servidores da USP

Reportagem da TV USP Sobre a Formação Socioambiental dos Servidores
2 de January de 2014
Formação Socioambiental da USP: Bauru oferece novo ciclo de cursos
18 de May de 2015

Formação Socioambiental dos Servidores da USP

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP está iniciando um projeto que visa a formação socioambiental em seu contexto de 17000 servidores técnicos e administrativos. Este processo “enraizador”, em sistema de capilaridade – do PAP1 ao PAP4 – terá duração de dois anos e foi iniciado em2013. ASGA – PAP1 terá o papel de fomentar e tutorar um conjunto de comissões do USP Recicla e outros atores convidados (PAP2) que darão cursos em formato presencial em suas unidades, atingindo outros servidores públicos (PAP3) do seu local de trabalho.

Estes, por sua vez, terão o compromisso de desenvolver uma ação educadora envolvendo outros servidores (PAP4), totalizando ao final do processo o envolvimento de 17.000 pessoas em níveis diferenciados. O trabalho será avaliado de forma continuada, no sentido de identificar a qualidade e potencialidades da educação ambiental desenvolvida. Neste sentido, de11 a13 de dezembro de 2013, foi realizado o Encontro dos PAP1 e PAP2 – Formação Socioambiental dos Servidores da USP, no campus de Pirassununga. Participaram desta formação intensiva aproximadamente 180 servidores técnics e administrativos. Dentre os palestrantes, Marcos Sorrentino (ESALQ, Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca – e MEC); Antonio Donato Nobre (INPE), Isabel Carvalho (PUCRS), Valquiria Padilha (FEARP), Renato Morgado (Imaflora), Daniela Sudan (SGA campus Ribeirão Preto), Miguel Cooper (ESALQ), Welington Delitti (superintendente da SGA), entre outros. O campus da USP de Ribeirão Preto teve 18 representantes das diversas Unidades.

Elaboração e Implantação do PGRSS

Em novembro de 2013 teve início o Programa de Educação Continuada para a elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) na FMRP, sendo que o curso PGRSS foi realizado no dia 04/11/13 para os auxiliares de laboratório (Básico); no dia 11/11/13 para os técnicos de laboratório (Médio); no dia 18/11/13 para os especialistas de laboratório (Superior), no dia 25/11/13 para os servidores administrativos, no dia 02/12/13 uma aula extra para os servidores faltosos, no dia 09/12/13 para alunos de pós-graduação e pós-doc e finalizando no dia 16/12/13 com os funcionários da empresa terceirizada. O curso PGRSS divido em módulos 1, 2 e 3, teve como intuito nesse primeiro módulo, apresentar o PGRSS em linhas gerais, discutir sua importância e o engajamento de todos os usuários da FMRP, além de apresentar a legislação vigente. A partir do final de 2013 e começo de 2014 todas as dependências da Unidade serão visitadas por um membro da Comissão de Gestão Ambiental/USP Recicla para aplicação do Questionário “Diagnóstico e Atual Gestão dos Resíduos Gerados”, servindo como base para a elaboração do PGRSS da FMRP, verificando a situação atual, as condições e as necessidades de cada local gerador e, dessa forma propor ações futuras de melhorias no ambiente de trabalho. 

Contato: usp-recicla@fmrp.usp.br / Facebook: Comissão FMRP USP Recicla

Referência: Comissão de Gestão Ambiental USP Recicla FMRP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>