Informações sobre os cursos

INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS 

O Projeto de Formação socioambiental de Servidores da USP está em sua terceira fase com a promoção de 33 cursos de curta duração organizados pelos PAP2, nos sete campi da USP: Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Lorena e São Paulo.

Acompanhe a abertura conjunta dos cursos em cada campus pelos relatos seguintes. O cronograma de cada curso pode ser acessado neste site no item “cursos nos campi”.

 

CAMPUS USP BAURU

A abertura do evento no Campus de Bauru foi realizada no dia 10 de março, com as duas turmas PAP 3 reunidas no Teatro da FOB, totalizando 80 pessoas. Primeiramente, Ana Maria de Meira, representante da Superintendência e Gestão Ambiental (SGA/USP) apresentou o Projeto de Formação Socioambiental dos Servidores da USP, com os objetivos e formatação que os projetos deveriam adotar. O segundo convidado foi o prefeito municipal de Bauru, Rodrigo Agostinho, que ministrou uma palestra mostrando a trajetória da luta pela sustentabilidade no planeta, com resgate dos principais aspectos históricos do tema, para, em seguida, explanar sobre os desafios ambientais enfrentados no Brasil e mais especificamente na cidade de Bauru. Por fim, a professora Marcela de Moraes Agudo, pesquisadora e doutoranda da Universidade Estadual Paulista (Unesp/ Bauru), introduziu os conceitos Sustentabilidade e Educação Ambiental que serviram de base para os módulos aprofundados que viriam nas próximas semanas.

Bauru

CAMPUS USP PIRACICABA

De uma forma geral, o evento de abertura foi muito proveitoso, foi muito bem avaliado por seus participantes e pelos dirigentes convidados. Acredito que o grande destaque do dia foi a “Caminhada de reconhecimento do campus” que permitiu aos PAP (re)conhecerem um pouco mais da realidade sócio ambiental  de seu campus atualmente e para compreenderem outras facetas do que acreditavam “conhecer” há muitos anos já.

Essa atividade, associada às experiências práticas junto aos grupos de extensão do campus, promoveu o desenvolvimento de conhecimento junto aos estudantes, na qual foi possível entender as iniciativas sócio ambientais já existentes, sua finalidade/importância para com a gestão ambiental do campus e práticas sustentáveis para o dia-a-dia de cada um. Outro momento importante, talvez até o mais significativo aos PAP3, foi às falas dos nossos PAP 1 (Ana Maria de Meira e Marcos Sorrentino) que foram direcionadas para dar conforto e transparência aos novos participantes, e também, para esclarecer dúvidas e questionamentos.

Piracicaba

 

CAMPUS USP PIRASSUNUNGA

No dia 20 de março de 2015 tiveram início às atividades dos três Cursos de Formação Socioambiental do campus de Pirassununga: “Gestão Eletrônica de Documentos uso Racional do Papel no campus de Pirassununga”; “Gerenciamento do Resíduo Químico no campus de Pirassununga: Informação, Identificação, Armazenagem e Descarte” e ” Trilhas Ecológicas – Olhar ambiental sobre o campus de Pirassununga”. Como evento de abertura dos três cursos, foi realizada uma manhã de estudos. Contou-se com a participação do Prof. Dr. Paulo José do Amaral Sobral, presidente do Conselho do campus, para dar as boas vindas a todos e dar início às atividades. A seguir, houve a participação da Dra. Patrícia Silva Leme (EESC), com uma palestra interativa sobre “Educação Ambiental e Sustentabilidade na Universidade” e do Prof. Dr. Marcos Milan (ESALQ) com um mini curso introdutório do Programa de Qualidade Total – Conceito dos 5 Ss.

Pirassununga

CAMPUS USP RIBEIRÃO PRETO

A abertura dos setes cursos no campus de Ribeirão Preto foi realizada no dia 23 de março de 2015. O evento teve início com uma apresentação musical de clarinete, do departamento de Música da FFCLRP. A PAP2 Carol Torres /FORP foi a cerimonialista e a abertura oficial contou com a presença do Prof. Dr. Humberto Celli/FDRP (Vice-presidente do Conselho Gestor do campus), do Superintendente de Gestão Ambiental, Prof. Dr. Marcelo de Andrade Romero, do Dr. Antônio Vitor Rosa /educador da FFCLRP representando a equipe coordenadora do Projeto no campus (PAP1), de Marlene Filomena/Creche Carochinha (PAP2) representando os PAP2/  coordenadores dos cursos, todos dando as boas vindas aos participantes! A palestra inspiradora e focada do Prof. Sandro Tonso / UNICAMP proporcionou um convite provocador a Educação Ambiental a todos ali presentes.

Todo o evento foi organizado cuidadosamente para garantir um saboroso café, sem lixo, com materiais duráveis e opções de alimentos sem carne para os vegetarianos, havendo também uma exposição de banners dos cursos durante a recepção e intervalo para que os demais interessados ainda pudessem se inscrever. No retorno do café, Daniela Sudan / facilitadora do Projeto pela SGA apresentou os servidores coordenadores dos sete cursos do campus de Ribeirão Preto e o projeto de formação como um todo, dialogando sobre algumas dúvidas apresentadas. O evento foi finalizado com os PAP2 juntos no palco visando uma aproximação com os inscritos e retirada de dúvidas quanto às próximas etapas.

 

Ribeirão Preto

CAMPUS USP SÃO CARLOS

No dia 17 de março de 2015 tiveram início às atividades dos sete cursos de Formação Socioambiental dos Servidores do campus de São Carlos: “Mapeamento das Fragilidades e Potencialidades das Áreas Naturais do Campus da USP de São Carlos – Área 2″; “Educação para o Consumo Sustentável e Gerenciamento de Resíduos nas Unidades EESC, ICMC, CDCC, PUSP do Campus da USP em São Carlos”; “Educação para o Consumo Sustentável e Gerenciamento de Resíduos nas Unidades DTI, IAU, IFSC, IQSC do Campus da USP em São Carlos”; “Refletindo sobre a Mobilidade no Campus 1 da USP – São Carlos: Rotas Alternativas e Novos Caminhos“; “Construindo o Futuro – Edificações Sustentáveis”; “Educomunicação para Sustentabilidade Socioambiental no Campus da USP de São Carlos“; ” Uso e Ocupação do Solo no Campus “áreas 1 e 2” da USP de São Carlos”. O evento de abertura, contou-se com a participação da Dr. Sílvia Aparecida Martins dos Santos, PAP 1 (CDCC/USP), para dar as boas vindas a todos e apresentar o Projeto de Formação Socioambiental dos Servidores da USP. A seguir, houve a participação do Prof. Dr. Antônio Nelson Rodrigues da Silva, vice-prefeito do campus, com a palestra “Gestão Ambiental na Universidade” e do Prof. Dr. Marcos Sorrentino, da ESALQ , Campus de Piracicaba, com uma palestra interativa sobre “Educação Ambiental e Sustentabilidade da Universidade”. Participaram do evento cerca de 90 funcionários.

 

São carlos

CAMPUS USP SÃO PAULO

O Evento iniciou-se com a apresentação da Profª. Drª. Roberta K. Mülfarth (FAU), assessora técnica de gabinete da SGA representando o superintendente, cuja fala apontou a situação ambiental atual da universidade e as novas estratégias a serem implantadas visando uma USP mais sustentável. Seguidamente o Prof. Dr. Marcos  Sorrentino (ESALQ) e a Profª. Drª. Sueli Furlan (FFLCH) contextualizaram o projeto de forma a ressaltar a importância desse tipo de iniciativa para construção de uma sociedade cuja educação ambiental seja crítica. Durante o café solidário pode-se ressaltar o espírito coletivo que percorre as bases do projeto. Por fim, através das orientações sobre o Processo de Formação expostos pela educadora Daniela Sudan da SGA fez-se um debate quanto às questões e dúvidas do público.

 

Para maiores informações, entre em contato com a equipe do projeto da SGA através do e-mail educação.sga@usp.br  ou pelos telefones:

 

Bauru / Simone Berriel – SEF (14) 3235 8208

Piracicaba / Ana Maria de Meira – PUSP-LQ e SGA (19) 3429-4181/4051

Pirassununga / Edneli Monterrey – PUSP-P  (19) 3565-6736

Ribeirão Preto / Daniela Sudan – Coordenação Executiva – SGA)  (16) 3315-3584

São Carlos/Silvia Martins – CDCC)  (16) 3373-9772/8030

São Paulo e Lorena/Carolina Goes- Escola USP de Gestão) – (11) 3091-5976